Novas tendências no mercado de logística
É sabido que o e-commerce vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de varejo nacional e global. A promessa de entregas rápidas, conveniência na busca pelo produto desejado, e facilidade para comparar preços transformaram empresas de e-commerce tais como Amazon, Jingdong e Alibaba em gigantes do varejo do século 21. Uma estrutura enxuta, aliada com um grande potencial de entregas rápidas e seguras resultaram na construção verdadeiros impérios de logística, que agora dominam o comércio mundial.
Mas o que possibilita este trabalho logístico tão sofisticado? Estudiosos argumentam que a automação, junto com o poder de informação que estas empresas detém sobre os hábitos de compra de seus clientes são a chave para esta resposta.
A informação sobre os hábitos dos consumidores auxilia no famoso product placement, ou a estratégia de localização dos produtos de forma mais próxima de seus principais consumidores. Os dados sobre os padrões de consumo de clientes de diferentes países, e até mesmo de diferentes cidades dentro de um mesmo país, permite que as empresas mantenham estoques adaptados para atender as particularidades de cada mercado. Se uma determinada região consome um produto em maior quantidade, pelo motivo que for, o armazém mais próximo terá este produto em maior quantidade. Ter mais centros de distribuição de menor porte com estoques customizados torna-se vantajoso a partir do momento em que uma empresa consegue transformar os dados das encomendas em insights de mercado. Isto torna a logística mais eficiente. Logo, menos custosa.
Outra tendência no mercado de logística moderno é a automação dentro dos armazéns e centros de distribuição. Usar robôs para realizar funções repetitivas e cansativas na gestão do estoque aumenta a eficiência no processo de compras, possibilitando a realização de cada vez mais entregas.
Investir em novas tecnologias é importantíssimo para eliminar gargalos logísticos e solucionar problemas que até hoje afligem o setor. Por exemplo, uma das inovações mais promissoras é o frete via drone, que possibilita reduzir o tempo de entrega de alguns dias úteis para meras horas (dependendo da disponibilidade do produto no armazém mais próximo).
Estas são apenas algumas das grandes ações que empresas de logística poderiam tomar para modernizar suas operações.