As Inovações Tecnológicas no Trabalho de Logística

 em Blog, Condomínios Logísticos, GB Armazéns

Na atualidade, todos os mercados estão sendo fortemente pautados pelos avanços tecnológicos. O trabalho de logística não está fora desta realidade, muito pelo contrário. O desenvolvimento de tecnologias ajuda na garantia de melhores resultados em termos de segurança, velocidade e eficiência na entrega.

A grande base de dados que é gerada ao decorrer do serviço e captada em tempo real é um dos grandes exemplos de inovação no campo da logística. Quando bem interpretada e cruzada com dados relevantes, esta pode trazer informações reveladoras sobre diversas etapas do processo logístico.

Os dados de demanda de um determinado produto, por exemplo, podem aferir a sua necessidade por local. Assim, é possível montar estratégias de distribuição baseado na demanda geográfica, com muito mais precisão. Este caso é ainda mais valioso para produtos perecíveis e que necessitam de refrigeração, como alimentos. 

Outro aspecto extremamente útil da tecnologia está no campo da automação. O uso de robôs em armazéns é cada vez mais uma realidade, e pode facilitar  o trabalho de despacho de um produto comprado online, por exemplo.

Isso se dá pelo fato dessas máquinas trabalharem em cooperação, regidas por um sistema central. Ele cria as tarefas de buscar produtos nas prateleiras baseado na posição do robô. Logo ele se desloca menos tempo para buscar outro produto, e pode voltar para o centro das operações com mais pedidos. 

O mapeamento do trânsito nos grandes centros também é de grande valia para as empresas de logística. Atualmente, é possível interpretar o padrão de engarrafamento em vias urbanas. Esta informação, por exemplo, ajuda a definir horários de deslocamento e entregas, o que gera economia em termos de combustível e também no tempo. 

Por fim, é sempre importante estar de olho nas inovações tecnológicas que aparecem nos mercados. Elas podem facilitar – e muito – os serviços prestados.

Postagens Recomendadas
GB Armazens - Imagem Blog Como saber se o condomínio logístico está apto a receber seus produtosGB Armazens - Imagem Blog Novas tendências no mercado de logística