Como saber se o condomínio logístico está apto a receber seus produtos

 em Blog, Condomínios Logísticos, GB Armazéns

Altura, largura e comprimento são importantes para descobrir se o volume do armazém comporta os seus produtos, mas e se o negócio expandir?

Desde o início dos anos 90, os condomínios logísticos cresceram exponencialmente no Brasil e no mundo. Solução logística para desafogar o trânsito nas grandes cidades e baratear os custos de operação, desde a produção, passando pelo comércio até a entrega ao consumidor, mas como escolher o espaço que receberá o seu estoque, entre as variadas opções. Sabemos que a localização privilegiada é fundamental para a escolha, mas, além disso, se faz necessário ter atenção às questões práticas e que podem passar despercebidas, como o tamanho do armazém. E não somente do que o espaço desejado no condomínio logístico tem a oferecer no presente momento da assinatura do contrato de locação, mas, sim, do que poderá oferecer futuramente, com a possibilidade de expansão de seus negócios, anseio comum a qualquer empresa.

Tudo isso pode ser resumido no conceito de escalabilidade, termo utilizado para definir a possibilidade que uma empresa tem de multiplicar a sua renda sem a necessidade de aumentar os seus custos na mesma proporção – neste caso, com o aluguel de um segundo espaço. Para isso, o aluguel de um espaço no condomínio logístico deve considerar a sua “capacidade de armazenagem”, que se refere não apenas a metragem quadrada do espaço mas sim do volume disponível para o estoque – calculado pelo resultado da multiplicação entre a altura, comprimento e largura do espaço. Essa capacidade é determinada pelo o que um galpão tem a oferecer para o seu negócio, sempre pensando em um aumento rentável, que presume a não exigência de aumento dos custos para isso.

Portanto, o cálculo de expansão, indubitavelmente, também pressupõe que o seu estoque não ocupe a totalidade do espaço reservado no ato da locação, evitando, assim, que você tenha de alugar um outro lugar em um curto intervalo de tempo, reduzindo a capacidade de lucro com o crescimento dos seus negócios. Em outras palavras, na prática, a área locada deve considerar o aumento do fluxo não só de materiais, mas também de veículos que passarão a entrar e sair para a chegada e saída dos itens. Vale também ressaltar que o aumento na quantidade de volumes armazenados devem obedecer todos os pressupostos de segurança e licenças necessárias, como o alvará do Corpo de Bombeiros, responsável por tal liberação.

Postagens Recomendadas
GB Armazens - Imagem Blog Segurança nos condominios logísticosGB Armazens - Imagem Blog As Inovações Tecnológicas no Trabalho de Logística