Dicas essenciais que você precisa saber antes de alugar um galpão
Segurança, infraestrutura, redução e divisão de custos, expansão do negócio, logística, administração e flexibilidade são as vantagens de integrar um condomínio logístico
A estrada para o futuro dos negócios tem passagem certa nos condomínios logísticos espalhados por todo o Brasil. Responsáveis por armazenar e otimizar a distribuição de todos os tipos de produtos, os condomínios provocaram três grandes revoluções em território brasileiro: a primeira, geográfica, graças às mudanças em polos industriais e centros de produção que puderam se afastar ainda mais dos centros urbano; a segunda, logística, possibilitando entregas mais rápidas aos consumidores e mais econômicas às empresas, apesar do afastamento das grandes fábricas; passando pela terceira, com a expansão de mercado do setor imobiliário; e chegando à quarta, ao melhorar o trânsito das grandes cidades, ao evitar que grandes caminhões precisassem cruzar as principais avenidas para alcançar o destino da venda.
Responsáveis diretos pela otimização das vendas de médias e grandes empresas, principalmente com o surgimento do e-commerce, os condomínios logísticos estão em constante evolução e não somente representam o que há de mais moderno no presente, como, também, são a aposta para o futuro do armazenamento, logística e mobilidade. Apresentada a importância do condomínio logístico, separamos dicas essenciais para quem precisa alugar um galpão e, assim, otimizar os negócios de sua empresa. O primeiro passo é entender onde estão os seus consumidores. Com essa informação, é possível entender a localização estratégica – perto das principais vias – tanto para armazenar os seus itens quanto para distribuí-los com mais facilidade.
O segundo ponto é avaliar a qualidade das instalações. O condomínio logístico ideal precisa oferecer a infraestrutura necessária para o recebimento e armazenagem de seus itens. É importante avaliar, em primeiro lugar, a reputação do condomínio logístico. A partir disso, somente confirmar o perfeito funcionamento da parte elétrica, iluminação, cuidados com a armazenagem e expertise dos funcionários. Seguindo nossas dicas, atente-se a algo que parece simples, mas é fundamental: a operação das carretas. Observe se há um local amplo para as manobras e estacionamento.
A segurança também é item fundamental para um condomínio logístico, tanto na proteção dos itens, quanto nos alvarás necessários para funcionamento. Chegando ao último ponto, mas igualmente importante, ressaltamos a importância de observar se o condomínio logístico apresenta uma capacidade de armazenagem ideal para o seu negócio. O galpão deve estar apto a receber o volume de itens necessários para a sua operação. Para isto, avalie, inclusive, se o local suportaria um aumento do fluxo de materiais e veículos, em caso de expansão de seus negócios.