05 Pontos que não podem faltar no planejamento

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Planejamento é a principal fórmula para uma perfeita engrenagem que inclui o armazenamento, a logística e o destino do produto. Isso porque somente com um eficaz gerenciamento dos recursos e das informações é possível não somente armazenar de forma correta, independente das características do produto, mas obter o completo aproveitamento dos investimentos feitos, otimizar a operação e, assim, manter-se competitivo em um mercado tão acirrado. E de que forma? Principalmente, evitando o desperdício. Não há nada mais prejudicial para este tipo de negócio do que perder produtos, seja pela validade, seja porque foram danificados durante a má realização da armazenagem, fatos que impactam diretamente nos resultados das empresas.

Por outro lado, o planejamento é o principal responsável pela economia e rentabilidade dos negócios realizados nos galpões de condomínios logísticos. Economia de tempo e de dinheiro, que, sem sombra de dúvidas, estão ligados de forma indissociável. A começar pelo recebimento da mercadoria ao condomínio logístico, no início do processo, vale ressaltar que, antes do recebimento do produto, tudo já deve estar preparado para a retirada dos caminhões, garantindo rapidez na operação e destino correto para cada volume. Esse planejamento vai além do estacionamento preciso dos veículos, mas conta também com a compra ou aluguel de equipamentos especializados – como empilhadeiras, niveladores e prateleiras – e de profissionais que indiquem a rota ideal para a movimentação da carga.

O segundo passo, durante a estocagem, é a confirmação do destino correto para os itens, o que impacta diretamente na não armazenagem em local indevido e no desperdício de tempo, mercadoria e investimento, como citado anteriormente. Somente assim, com o correto aproveitamento do espaço e com a mercadoria em segurança, pode ser feita a próxima etapa: a identificação dos itens.

Nessa etapa essencial do processo de armazenagem, fica garantida o registro de dados e informações que, futuramente, permitem a resolução de inventários e vendas. Feito isto, entra em ação a equipe dedicada à separação, no processo também conhecido como picking. Esses responsáveis por dividir os itens, a partir dos paletes, em uma etapa que requer dedicação e tempo para que não ocorra nenhum tipo de erro que acarrete em futuros prejuízos. O que leva ao último item da lista: aplicar o armazenamento correto para cada item. Nesta etapa complementar, os especialistas consideram o peso, formato e perecibilidade da mercadoria, para, assim, garantir a segurança e a conservação de cada um dos produtos, encerrando o ciclo propício para o lucro dos negócios.

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