Como o Mapeamento de Processos Otimiza o Trabalho de Logística

 em Blog

Realizar um trabalho de mapeamento dos processos numa empresa de logística é algo extremamente importante quando queremos entender como o trabalho vem ocorrendo. Você realiza um mapeamento de seus processos? Caso não o faça, temos aqui algumas dicas para começar a colocar esta importante tarefa para frente!

Em primeiro lugar, é importante que a gestão tenha um acompanhamento próximo sobre algumas das principais tarefas referentes ao cotidiano da empresa. Entre elas, estão o fluxo de materiais, as principais demandas que recorrentes, os cuidados que se deve ter com cada tipo de produto (refrigeração e fragilidade, por exemplo), entre diversos outros pontos. 

A partir disso, cabe aos gestores responsáveis entenderem como estas tarefas se conectam em um nível operacional. Um fluxograma é uma forma muito eficiente de tornar visível este processo, e facilita o entendimento de um grupo maior de pessoas sobre o que está acontecendo no trabalho. 

Neste ponto, já é possível começar a enxergar erros sistêmicos, muitas vezes de simples correção, mas que podem produzir uma perda de eficiência catastrófica. A correção deve ser discutida com os responsáveis por cada tarefa. Assim, todos estarão completamente por dentro do processo. 

Por fim, este tipo de mapeamento é um ferramental de muita qualidade para diversos segmentos de empresas. Na logística não é diferente. Ele pode resultar numa série de processos realizados de forma mais eficiente e, por consequência, menos custosos.

Postagens Recomendadas