Quais Fatores Melhoram o ROI de Uma Empresa de Logística
Em qualquer segmento de mercado que se atue, é importante que a empresa se estruture da maneira mais eficiente possível, mas sempre tendo em conta os números. Na logística, existem alguns pontos que fazem a diferença na entrega de um bom ROI (Return On Investment, ou “retorno de investimento”).
O primeiro grande ponto que influencia diretamente no retorno de investimento é a aplicação de novas tecnologias no processo logístico. Além de tornar todo o processo mais eficiente e rápido, o emprego de um ferramental cada vez mais moderno e completo barateia os custos. É importante buscar por tecnologias inteligentes que automatizem ao máximo o trabalho.
Sistemas de roteirização no processo de entrega também têm apresentado resultados extremamente eficientes em termos de retorno em investimento. Os roteiros se baseiam em uma informações de big data para criar mapas inteligentes, que criam as rotas mais eficientes para entrega. Menos tempo no trânsito, somados à menos rodagem da frota, resulta em menos gastos.
Outro grande investimento é sempre importante apostar em conhecimento humano. Profissionais capacitados, com ideias novas sobre os processos logísticos, farão a diferença em termos do emprego das novas tecnologias na prática, bem como criarão novas soluções para problemas que se apresentam no cotidiano.
Por fim, esteja de olho naquilo que se apresenta como inovação no mercado. É importante investir naquilo que é de fato um processo novo e disruptivo. Estes com certeza irão se tornar o padrão futuro, e assimilá-los em primeira mão é sair na frente do mercado, se tornando referência.