PMEs faturam 23% a mais no primeiro trimestre do ano. Valor chega a R$573,2 milhões
“Esse valor indica o crescimento de 9%, no comparativo com 2021”.
Vendas no varejo online
Pelo terceiro ano consecutivo, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que atuam – também – virtualmente não param de crescer. Somente no primeiro trimestre deste ano, as PMEs seguiram ignorando a retomada do comércio presencial e aumentaram o seu faturamento em 23% no online, na comparação do mesmo período de 2021. Foram, nada mais nada menos, do que R$ 573,2 milhões faturados entre janeiro e março.
As informações foram obtidas por um levantamento da Nuvemshop. De acordo com o estudo, que analisou as informações de mais de 90 mil empresas associadas, a quantidade média de produtos vendidos a cada compra foi de 4, em um ticket médio de R$236,92.
Moda e acessórios
Esse valor indica o crescimento de 9%, no comparativo com 2021. Ainda segundo o estudo da Nuvemshop, o setor de Moda foi o segmento que registrou o maior faturamento, assim como nos anos anteriores.
Os dados apontam que cerca de 40% do faturamento total de Pequenas e Médias Empresas, ou seja, R$213,8 milhões, foram em vendas do setor. Em seguida, a lista com com os setores de acessórios (R$ 87,3 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 36,4 milhões).
Somente em suas lojas virtuais, o volume de compras cresceu 14% no primeiro trimestre. O total de produtos comercializados foi de R$ 10,7 milhões, o que representa um aumento de 12% no comparativo com 2021, mostrando um cenário animados, segundo gerente de E-commerce e Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, Luiz Natal.
“Mesmo com a volta do varejo presencial, ainda observamos o crescimento do e-commerce no Brasil. Embora as previsões para o setor tenham sido mais tímidas para este ano, indicando certa estabilização, os pequenos e médios empreendedores continuam apostando no ambiente digital. Acreditamos que esses números devem continuar crescendo, em ritmo mais suave se comparado com a expansão do e-commerce em 2020 e 2021, à medida que mais pessoas incorporam as lojas online em suas rotinas” afirmou o executivo.