Levantamento da Abecs aponta crescimento de vendas online e o uso de cartões

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“As vendas provocaram, nada mais, nada menos, do que uma movimentação de R$ 2,6 trilhões na economia”.

Embora o PIX seja um verdadeiro fenômeno entre as formas de pagamento, o brasileiro ainda mantém hábitos conservadores na hora de pagar por seus produtos. Ao menos é o que aponta um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). De acordo com o levantamento, os consumidores realizaram 33% a mais em compras utilizando cartões de crédito, débito e cartões pré-pagos, em 2021.

As vendas provocaram, nada mais, nada menos, do que uma movimentação de R$ 2,6 trilhões na economia. Ainda de acordo com o estudo, o aumento expressivo acompanha a digitalização das transações, uma tendência dos últimos anos e que impulsiona a recuperação do consumo de bens e serviços no Brasil. A expectativa da Abecs para 2022 é que a utilização de cartões ultrapasse a marca de os R$ 3 trilhões em 2022. Esse valor representa o equivalente a 60% do consumo das famílias brasileiras.

Em relação às compras, o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores, representado pelo aumento de 36,6%, comparado a 2021. O número é seguido pela versão débito do cartão, que apresentou alta de cerca de 20%. Ainda de acordo com o estudo, a internet foi o principal canal de vendas – e, não por menos, registrou 35% de todos os gastos – incluindo aplicativos e outras compras não presenciais – com cerca de R$ 570 bilhões.

 

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