2,24 milhões de fretes rodoviários no primeiro trimestre do ano: crescimento de 37%, segundo a FreteBras

 em Blog

Os caminhoneiros que cruzam as estradas do Brasil nunca trabalharam tanto quanto nos três primeiros meses do ano. Isso porque o número de fretes rodoviários no país bateu a marca de 2,24 milhões entre janeiro e março de 2022. De acordo com um levantamento da plataforma digital FreteBras, o número representa um crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2021, quando foi de 1,63 milhões, enquanto, em 2020, o registro foi de 1,06 milhão.

O estudo da FreteBras apontou ainda que esse crescimento foi provocado pelo agronegócio, responsável por 37,4% das cargas que foram registradas na plataforma. Com esse volume, o setor movimentou R$ 6,7 bilhões em fretes. De acordo com especialistas, além do agronegócio, um dos principais fatores para esse crescimento foi o aumento do preço de commodities no exterior que, consequentemente, aumentou a exportação brasileira de alimentos, grãos, minério e petróleo.

Em relação aos estados com mais volume de fretes, o Rio Grande do Sul lidera a lista com 15,7%, seguido pelo Mato Grosso, com 12,4%, e São Paulo, com 11,9%. Entre as rotas mais percorridas, segundo a FreteBras, estão fretes digitalizados pelos setores do agronegócio, indústria e construção civil. Em relação ao agronegócio, a principal rota foi entre São Borja e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, totalizando 1.453 fretes. Já sobre os produtos mais transportados, os fertilizantes puxam a fila, com 23,4%. Completando as três primeiras posições, a soja, com 13,2%, e o milho, com 12,7%.

Postagens Recomendadas