Como a Estratégia Omnichannel Impacta a Logística

 em Blog

Em um mundo cada vez mais conectado, o processo de vendas e a cadeia de suprimentos acabam por ocorrer em canais múltiplos, de forma diversificada. Neste ponto, é extremamente importante que a execução de serviços esteja alinhada e padronizada, com o intuito de não afetar o padrão da marca. 

Assim, é extremamente importante que todas as ações, bem como as estratégias e discursos, estejam muito bem planejadas e uniformizadas entre si. O conceito que abarca este trabalho é omnichannel, que significa basicamente uma convergência de canais sob um mesmo ponto. 

Este conceito vem dos estudos de comércio e marketing. Especialistas perceberam a variedade de pontos chave no processo de venda, e, principalmente, diagnosticaram a falta de padrão nas estratégias de venda, principalmente quando se tratava do trabalho dos vendedores, no departamento comercial. 

Dentro da logística, existem pontos de inflexão importantes, em especial quando se trata de armazenagem e deslocamento das cargas. Garantir uniformidade nestes momentos é um processo trabalhoso, mas que pode ser aferido por meio de alguns pontos. 

O primeiro deles é, com certeza, o treinamento das equipes. Os colaboradores devem ter, de forma internalizada, o conceito de seu trabalho. E veja bem, não se trata de decorar um discurso, mas saber ler cada situação vivida  no trabalho à luz da filosofia da empresa. Este comportamento vem por meio da educação, e se torna parte do trabalho na prática.

O outro ponto é a tecnologia. Atualmente, softwares permitem que os serviços logísticos sejam fiscalizados e aferidos com um alto nível de detalhamento. Isto ajuda a garantir esta uniformidade tão necessária no trabalho cotidiano. 

É importante, por fim, que este esforço de padronização e uniformidade das operações não esteja alocada somente em um departamento, mas faça parte do trabalho rotineiro de cada colaborador. Isto garantirá uma equipe coesa, que agirá de forma correta quando seja necessário. 

Postagens Recomendadas