Amazon: As Principais Inovações na Entrega da Gigante do Varejo Eletrônico

 em Blog

Que a Amazon revolucionou diversos mercados nos quais ela se insere, todos nós sabemos. Sua inserção no comércio reestruturou o varejo, com consequências que ainda não conseguimos medir. A economia que propõem estas empresas irá ressignificar todo o mercado, mudando o seu paradigma que nós conhecemos. 

No entanto, os serviços oferecidos pela Amazon são a grande chave para toda esta popularidade. Eles trazem grandes vantagens ao consumidor sem necessariamente aumentar o valor final do produto de forma significativa. Grandes exemplos são suas entregas em curto espaço de tempo, assim como a política de retorno, e diversas outras vantagens. 

Como se estruturam, então, esses serviços? Eles, em sua grande maioria, estão relacionados ao progresso que a Amazon conseguiu empregar em alguns de seus principais setores. O same day shipping (ou “entrega no mesmo dia”), demonstra um incrível poder organizacional e logístico, assim como todas as entregas em curto prazo.

É importante considerar, em um primeiro momento, a inteligência de negócios (B.I ou business intelligence) que estão atreladas ao serviço. A Amazon tem um grande potencial de geração de informações sobre a dinâmica de compras de seus usuários, assim como muitas outras empresas. 

No entanto, seu grande diferencial está em como trabalhar estes dados. A capacidade de extrair um comportamento padrão destes dados se reflete em toda a cadeia de vendas. Começa no posicionamento dos armazéns, em regiões estratégicas, com escoamento fácil para importantes centros de consumo dos EUA. Com demandas distintas em cada região, os armazéns recebem um estoque adequado à sua necessidade. Desta forma, os produtos circulam mais rapidamente, evitando despesas desnecessárias. 

A automação aparece como segunda grande influência no poderio da Amazon. Boa parte de seus armazéns automatizaram partes estratégicas do processo logístico. Nestes locais, robôs recebem comandos de buscar produtos em sua proximidade. Isso torna o tempo de busca muito menor, e em grande escala afeta drasticamente o tempo de entrega. 

Todos estes pontos passam pelo uso de inovação tecnológica no trabalho logístico. Seja no âmbito do processamento de uma enorme base de dados, rica em detalhes e padrões de consumo, ou mesmo na automação, que transforma o processo, de forma muito mais dinâmica. 

Postagens Recomendadas