O Que Torna Empresas Logísticas Menos Eficientes Atualmente?
O serviço de armazenagem e logística é, cada vez mais, marcado por práticas que o tornam eficientes. Existem ferramentas, estratégias e práticas muito específicas que significam um serviço completo, realizado em menor tempo hábil, e resultando num trabalho final mais barato.
Entender isto, no entanto, significa ter um pensamento aberto para mudar hábitos que muitas vezes já são cotidianos e confortáveis para os gestores, mas por vezes, acabam sendo ineficientes.
Um destes pontos é, com certeza, a tecnologia. O auxílio de softwares que ajudam a destrinchar e analisar o padrão de consumo e demanda de produtos, a análise da distribuição e também as estratégias de automação do serviço, é essencial.
Estas ferramentas diminuem custo operacional em diversos aspectos, reduzem as taxas de perda de produtos, e tornam todo o processo mais organizado. Não investir em inovação tecnológica significa, em suma, uma perda drástica em eficiência e também lucro.
Posteriormente está o treinamento. Apostar no estudo das equipes que estão trabalhando no cotidiano de uma operação logística também é uma maneira de trazer processos mais eficientes para o trabalho. Além disso, a resolução de gargalos proposta por um profissional capaz é a forma correta de lidar com esses problemas. Estas resoluções, posteriormente, podem ser sistematizadas e implementadas na cultura da operação, o que a torna ainda melhor.
Por fim, a má administração de estoque é um grande fator de ineficiência na área de logística. Se não há um estudo de demanda que defina a taxa de ocupação de cada produto no estoque, com certeza haverá material “encalhado”, e uma rotação maior que o necessário em outros casos.
A ineficiência está ligada, em muitos casos, à falta de pesquisa relacionada a inovação na área. Isto acontece em qualquer mercado: na logística não é diferente. É sempre importante estar ligado no máximo de novidades que a tecnologia puder trazer para operações mais eficientes e inovadoras.