O Que é um Centro de Custos e Como Ele Ajuda na Gestão Empresarial e Logística
Entender melhor a estrutura de seu negócio é um dos mais importantes conhecimentos que um gestor pode ter. No ramo da logística, não é diferente. Como já dissemos em nosso artigo sobre mapeamento de processos, entender este quadro faz uma grande diferença.
Quando pensamos nesta análise, em termos financeiros, este entendimento se dá por meio do centro de custos. Esta é uma estratégia utilizada por muitos gestores para desenvolver uma análise panorâmica dos gastos em cada setor de uma operação. Pode se referir à estrutura de uma conta específica, de um setor, ou até mesmo da empresa como um todo.
Com esta análise, é possível então entender quais setores drenam mais recursos na operação. Deste ponto, o gestor deve se indagar se o investimento é condizente às necessidades de cada recipiente. Seria possível tornar o trabalho mais eficiente com uma estratégia diferente, ou com o emprego de alguma tecnologia?
Em termos do campo de logística, a estratégia de analisar o centro de custos do setor pode ser essencial para um trabalho com menos gastos. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, a área consome cerca de 12% dos orçamentos de empresas no Brasil. Isso se deve há uma série de fatores, incluindo a defasada infraestrutura nacional.
Por isso, é extremamente importante ter um olhar atento aos gastos na área. Eles podem refletir diversos sintomas de uma operação que pode ser mais eficiente. O emprego de novas tecnologias na área, assim como o estudo atento das rotas, e até mesmo o modelo de logística aplicado (equipe interna ou terceirizada), podem ser avaliados a partir destes dados.
Por fim, o centro de custos significa uma análise crítica dos gastos em uma estrutura. Bem aplicado, e juntamente a outras estratégias analíticas sobre funcionamento da empresa na execução das tarefas, pode significar uma mudança brusca, para melhor, na estrutura da instituição.