Como a Logística Influencia a Relação de Empresas Com Consumidores
O consumidor nunca teve um perfil tão exigente com a experiência de compra como no mundo contemporâneo. Nos importamos não só com qualidade do produto, mas com todos os aspectos do ato de consumo. Como a logística pode ajudar a criar uma experiência de consumo ideal, e agradar os consumidores?
Se pensarmos, em primeiro lugar, na crescente tendência do comércio digital, o e-commerce, já se percebe uma grande demanda por estratégias eficientes de logística. Os benefícios de entrega constituem um dos pontos mais importantes para os consumidores, juntamente com o preço e descontos.
Neste sentido, a Amazon, gigante do e-commerce americano, realiza um trabalho extremamente eficiente de entrega. O Amazon Prime, serviço premium de vantagens da empresa, garante entregas em dois dias após a compra em todo o território dos EUA.
É evidente que as condições de mobilidade naquele país são diferentes das que encontramos no Brasil. Temos mais dificuldade de oferecer tais serviços, mas ainda assim é possível criar modelos eficientes de entrega rápida em território nacional. Para isso, é importante ter um trabalho de armazenamento ágil o suficiente, assim como um posicionamento estratégico dos centros de distribuição.
Outro ponto que vem chamando atenção dos consumidores é a disponibilidade de devolução fácil. Produtos comprados na internet ainda causam insegurança nos clientes, principalmente quando se trata de artigos de vestuário. Este cenário melhora muito quando empresas oferecem facilidades na troca ou retorno do produto. Por isso, montar uma estratégia de devolução é uma ação extremamente efetiva neste mercado.
Por fim, é importante ter em mente que os mercados de consumo estão mudando muito, e cada vez mais é importante oferecer uma série de vantagens em processos de entrega e logística. Acompanhar as tendências, neste contexto, faz toda a diferença no trabalho final.