O Que é o Layout de um Armazém?
A imagem clássica de um armazém é um grande galpão com caixas e mais caixas de produtos organizados em fileiras. No entanto, a organização de um armazém vai muito além do empilhamento de produtos. É extremamente importante que o layout do armazém esteja devidamente adaptado à necessidade logística do negócio atendido.
É, primeiro, muito importante que entendamos qual é a função de um armazém, que está muito além do mero estoque de produtos por um tempo determinado. No processo de armazenagem há também um aspecto organizacional de identificação e classificação dos produtos, usando de parâmetros como demanda, tipo de produto, entre diversas outras que segmentam esta etapa.
A disposição das prateleiras em si é o resultado de uma equação que tem como variáveis o espaço do galpão, o tipo de material armazenado, a movimentação destes e a periodicidade desta movimentação. Assim, percebemos que o desenvolvimento do layout é um estágio de análise do fluxo de materiais que acontecerá naquele espaço.
Logo, é uma etapa de planejamento estratégico. Desta forma, é difícil definir layouts padrões de galpão, uma vez que, idealmente, estes são altamente adaptados ao serviço que irão acolher.
Por exemplo, empresas que usam o armazém como estoque de um e-commerce precisam ter em mente um arranjo que facilite o acesso à produtos mais populares. Isso facilitará o trabalho de carga e descarga, assim como o embarque deste produto no veículo de transporte. Estas etapas devem ser previamente analisadas para que o espaço se adapte a demanda da empresa.
Por fim, o que é possível de se afirmar, com certeza, é que um planejamento do espaço necessita de profissionais especializados em analisar todas estas circunstâncias e implementar o melhor arranjo de armazenamento dentro das possibilidades de espaço e tecnologia do local.