Os tipos de uso dos condomínios logísticos

 em Blog, Condomínios Logísticos

Armazéns, Cross-docking, Misto ou “Plug & Play, conheça os tipos de utilização dos condomínios logísticos para atender indústrias, redes varejistas, centros de distribuição e os mais variados tipos de negócio.

Sucesso mundial em relação à otimização da armazenagem e logística de grandes empresas, os condomínios logísticos surgiram como solução para economia de custos, tempo e redução do trânsito nas áreas urbanas. Muitos que buscam espaço dentro de condomínios logísticos consideram o preço e a localização como os principais determinantes para tomar a decisão de alugar ou não um espaço, porém o layout interno tem um impacto enorme na operação logística que acontece dentro dos galpões.

A utilização do espaço interno do galpão varia de acordo com as necessidades de cada operação. Ao longo dos anos quatro formas distintas de uso tornaram-se as mais comuns no mercado: armazéns, cross-docking, misto e industrial “plug & play”.  

Para facilitar a sua vida, vamos apresentar e descrever cada uma das opções para que, assim, você descubra qual tipo e qual uso se adapta melhor às demandas de sua empresa.

A começar pelos armazéns, modelo ideal para grandes redes atacadistas, por exemplo, bem como operadores logísticos. Composto por estruturas modulares, os armazéns são capazes de abrigar um grande volume de produtos, separados em porta-paletes.

Já os condomínios logísticos cross-docking são galpões recomendamos para grandes transportadoras. Isso porque a estrutura para esse modelo de utilização otimiza a movimentação de carga em um amplo espaço. A operação cross-docking utiliza docas em lados opostos do armazém para agilizar a movimentação de bens que chegam em enormes carretas e precisam ser distribuídos por veículos menores que são capazes de circular em áreas urbanas.

Muito utilizados por centros de distribuição e redes varejistas, os condomínios logísticos mistos são projetados para receber qualquer modelo de negócio. Abrigando todos os tipos de processos de produção, o misto pode se adaptar a quem precisa de mais espaço para movimentar ou armazenar.

Por fim, os condomínios logísticos com utilização “Plug & Play” são muito populares entre indústrias como a manufatureira. Customizado para atender às diferentes necessidades industriais, mesclam espaço para armazenagem e produção.

Independente do tipo de uso, a GB Armazéns, líder em condomínios logísticos no Rio de Janeiro, tem o produto certo para atender as demandas da sua operação.

Postagens Recomendadas
GBArmazéns Imagem Blog Condomínio logístico de fenomeno dos anos 90 à solução logística no Brasil