Logística e e-commerce em alta para 2022: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico prevê crescimento de 12%
“A projeção também prevê um aumento no número de consumidores virtuais”.
Dois segmentos tem tudo para sorrir de orelha a orelha em 2022: o e-commerce e o setor logístico. Isso porque, de acordo com um estudo produzido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para este ano, a projeção é de um aumento de 12% nas transações online e, consequentemente, entregas feitas. A expectativa revelada pelo estudo da ABCOmm é de que o faturamento de compras online ultrapasse a casa dos R$169.5 bilhões até o fim de dezembro.
Para isso, a projeção também prevê um aumento no número de consumidores virtuais. A expectativa é que sejam 83.7 milhões de compradores online, superando os 79,8 milhões de 2021, segundo dados da ABCOmm. Outro aumento relevante previsto é o do ticket médio, ou seja, o valor gasto por compra, que deve crescer para R$ 460, superando os R$450 do último ano. De acordo com Alexandre Crivellaro, diretor de Inteligência de Mercado da ABComm, nem a retomada do comércio físico freou a tendência das vendas virtuais.
“Tivemos a entrada de milhares de novos consumidores online em 2021. A cada ano, as pessoas veem no comércio eletrônico a praticidade dessas compras e se sentem mais seguras com a ideia. Hoje, o setor é popular nas diferentes categorias, que incluem desde produtos de bens duráveis, até itens de supermercado ou farmácia. Apesar da retomada do varejo físico, a consolidação do e-commerce faz parte da vida dos brasileiros e deve se manter neste ano, elevando ainda mais as projeções para as vendas do varejo online”, afirma o executivo.