Como a Logística Irá Acompanhar o Comércio Digital
O mundo contemporâneo criou possibilidades inovadoras de interações sociais. Com o adventos dos ambientes digitais, o comércio mudou em seus mais diversos níveis: quanto mais cômodo se torna o processo de compra via internet, mais adaptado deve estar o mercado para atender a demanda que crescerá.
Vemos isto em diversos aspectos do cotidiano. Os aplicativos de entrega de alimentos já são uma realidade prática para diversos um segmento expressivo da população urbana brasileira. A popularização dos meios de acesso aos ambientes digitais, somada à infraestrutura necessária para a criação destas operações e o preço adequado criou um segmento de mercado com expressivo crescimento e potencial enorme.
E dentro deste contexto, a logística sempre terá papel imprescindível em qualquer operação mercadológica. O conhecimento de como adaptar-se aos novos contextos infraestruturais do consumo é não abona o conhecimento de processos, suas realizações em cadeias, sistematizações e outros fatores do conhecimento logístico.
No entanto, saber se adaptar às nuances de novos trabalhos é essencial. Por exemplo, o e-commerce tem demandas muito específicas quanto à logística. Em um contexto de varejo, aonde se estrutura a maior parte do marketshare deste segmento, o trabalho é diário, tanto na gestão de estoque quanto no transporte de produtos.
Há de se entender também a necessidade de oferecer-se soluções que auxiliam o consumidor em seu processo decisório. Por exemplo, o serviço de logística reversa é essencial em e-commerces, uma vez que o sentimento de segurança do cliente final é um fator decisivo no processo de compra digital.
Assim, é muito importante que equipes profissionais do trabalho de logística estejam em total capacidade de ofertar tais serviços, uma vez que o mercado exigirá, em pouco tempo, um domínio e experiência com as principais formas de trabalho online.