Tecnologia Blockchain e a Logística: Possibilidades Inovadoras

 em Blog

Pessoas interessadas pelo noticiário de negócios provavelmente já conhecem o significado da palavra blockchain. Famosa por ser a base funcional de criptomoedas como o Bitcoin, esta é uma tecnologia descentralizada que atua no registro criptografado de informações. 

Sendo assim, o blockchain soluciona uma série de problemas relacionados à tomada de decisões em hierarquias, na execução de planejamentos complexos, no envio de arquivos com alta segurança e em transações em geral. Por esta perspectiva, o serviço logístico tem potencial de ter gargalos costumeiros resolvidos se atrelado à esta tecnologia. 


Primeiramente, em termos da segurança, a logística tende a ser altamente beneficiada pela tecnologia blockchain. Isso se dá pela natureza descentralizada e criptografada dos processos. Quando um registro é enviado ao banco de dados em questão, esta informação é compartilhada com diversos computadores da rede, de forma que sua a adulteração se torna extremamente difícil. 

Este é um dos motivos que fazem blockchain ser recomendado para transações comerciais e documentos sigilosos. No caso da logística, é uma maneira interessante de se registrar informações relevantes, como status de viagens e entregas, dados sobre a carga e diversos outros aspectos do processo de trabalho. 

Por outro prisma, a tecnologia auxilia a tomada de decisões de forma mais rápida, uma vez que seu próprio registro e veiculação são mais rápidos que dentro de um sistema normal. Este aspecto torna o blockchain uma plataforma eficiente de gestão e administração de recursos. 
Desta forma, podemos considerar o blockchain uma tecnologia que se tornará extremamente popular e disponível dentro dos mercados. Isto irá também afetar o trabalho logístico, mas de uma forma muito positiva, assegurando eficiência e segurança em  processos complexos

Postagens Recomendadas