A Inserção da Logística 4.0 nos Armazéns é Importante para 2020
O conceito de Logística 4.0 está ligado a uma série de relações que o desenvolvimento tecnológico vem criando dentro do campo logístico. As maneiras de desenvolver os serviços estão mudando, se tornando cada vez mais interconectadas com o grande acúmulo e processamento de dados que as máquinas são capazes de fazer, bem como uma conexão constante e praticamente instantânea entre os dispositivos.
Ao entrarmos em uma nova década, a necessidade de colocar internalizar estes conceitos e colocá-los na prática é cada vez maior. Entendermos a mecânica das novas tecnologias e como estas nos ajudarão a resolver problemas do cotidiano tornarão os serviços mais completos, automatizados e seguros.
Em primeiro lugar, é imprescindível captar e processar os dados gerados por uma operação logística. Este conhecimento é fundamental para que gargalos e arestas do trabalho sejam identificados e solucionados o mais rápido possível. Isto leva em conta as diversas áreas que estão abarcadas neste campo.
Com o uso de dados é possível otimizar espaços, prever possíveis danos à uma carga em seu processo de transporte, entender as dinâmicas de consumo de determinados produtos, entre diversos outros pontos. Toda essa informação, ao ser combinada, resulta naquilo que se chama de inteligência corporativa: um conhecimento amplo das dinâmicas de produção e venda de um produto ou mercadoria.
A automatização também não fica para trás neste processo. Em pouco tempo, a operação de armazéns será completamente automatizada: um modelo que gera menos gastos e potencializa o trabalho. Exemplos, como o trabalho logístico da Amazon, demonstram este fato.
A tecnologia não só significa uma escalada no potencial dos serviços, mas também uma economia, ao longo prazo. A automatização representa menores custos ao cliente, que também terá mais certezas sobre o resultado final. A logística 4.0 representa um enorme salto na forma que vemos este campo dos negócios.