Como Cuidar da Gestão de Produtos Cauda-longa
Em diversos segmentos do varejo, o pool de produtos se comporta de uma maneira padronizada. Certos produtos alcançam picos de venda dentro de situações específicas (lançamentos e datas comemorativas por exemplo), enquanto a maioria mantém uma estabilidade de menor consumo, mas que representa, por fim, a maior fatia do bolo.
Entender, então, como se estrutura o mercado de produtos cauda-longa é um fator determinante para qualquer varejista ou produtor. Eles apresentam dinâmicas singulares, principalmente se seus mercados forem de nicho. Isso significa que desde o trabalho de comunicação até sua distribuição deve ser adaptada a este contexto.
É importante entender, por exemplo, qual é a dinâmica de compra deste produto. Isso define padrões importantes que, ao serem entendidos e assimilados pela inteligência logística, se tornam pontos a favor da distribuição e armazenagem. Neste sentido, o uso de dados de consumo, aliados à informações sobre o processo de logística, consegue traçar um panorama ideal desta cadeia.
As próprias etapas de venda e distribuição dos produtos se transformou muito nos últimos anos. Por exemplo, o e-commerce se estabeleceu como importante ator do mercado de vendas, e é uma ótima arma para fidelizar o cliente de nicho, oferecendo-o vantagens na compra, na entrega e na relação com a própria marca.
Por fim, as próprias etapas de comunicação destes produtos requerem um trabalho especial por parte das marcas e do varejo. O consumidor tende a ser fiel e, dependendo do contexto da mercadoria, compra recorrentemente. Guiá-lo a realizar a compra com uma marca faz parte de um trabalho de relação que é construído diariamente, com confiança, credibilidade e vantagens.
A noção de que os produtos cauda-longa representam importante parte do mercado de vendas é essencial para profissionais do ramo do comércio. Entender suas dinâmicas e especificidades, em toda a cadeia de produção, faz parte de uma estratégia de negócios bem-sucedida. Por isso, é importante olhar para cada produto de forma única, entendendo seu público, seu consumo e como tornar sua venda mais eficiente.