O que é a Intralogística?

 em Blog

A área de atuação da logística está longe de se conter somente nas atuações externas de um negócio. Ela pode ter forte influência na organização operacional de setores empresariais, principalmente em termos de armazenamento. 

Armazéns que contam com uma estrutura planejada para atender de forma mais eficiente possível a carga e descarga de produtos estão em vantagem competitiva, seja na qualidade do serviço ou no custo final da operação. Por isso, entender como este trabalho se estrutura é parte fundamental do processo. 

Este trabalho é conhecido como intralogística. Como o próprio nome antecipa, é uma estratégia logística interna. Ela leva em conta a otimização de fatores que resultarão num fluxo rápido e eficiente dos produtos. Fatores como o posicionamento de produtos com mais e menos demanda, processo de recebimento de cargas, retirada de unidades para entrega e envio de lotes inteiros fazem uma diferença significante no bom funcionamento cotidiano de um armazém. 

Se existem estratégias que previamente estabelecem padrões de atuação, a execução de todas estas etapas são otimizadas. Este planejamento, evidentemente, pode ser trabalhoso. É necessário que previamente se entenda o fluxo padrão dos produtos — um fluxo maior demandará uma execução mais sofisticada e robusta que um cenário com menos demanda. 

Por fim, a intralogística se apresenta como uma estratégia de otimização das operações internas de um setor empresarial. No caso da armazenagem de produtos, ela tem valor vital para o desenvolvimento de um serviço eficiente e menos custoso. É, no fim das contas, um investimento em inteligência executiva interna.

Postagens Recomendadas