Como a Escolha de Uma Rota Eficiente Pode Reduzir Custos Logísticos
Quando o assunto é a execução de um serviço minucioso, que demanda um alto nível organizacional, como o trabalho de logística, todos os fatores envolvidos nas etapas de execução se tornam cruciais para considerá-lo eficiente.
Desde a organização dos armazéns até a distribuição dos produtos ao consumidor final, o trabalho de logística requer uma constante revisão. O aprimoramento das etapas resulta em um serviço mais eficiente e consequentemente menos custoso. Esta vantagem se refletirá no preço final do produto, gerando mais consumo e mais demanda em todas as pontas do mercado.
E nesta cadeia, a distribuição aparece como ponto crucial do trabalho. Existem muitos custos atrelados à mobilidade, desde o escoamento da produção nas fábricas em direção aos armazéns logísticos, até a distribuição ao cliente final. Podemos considerar, numa reflexão rápida, os gastos com combustível, manutenção de veículos, custos de frete, entre diversas outras despesas
Assim, executar o transporte de maneira eficiente significa uma redução drástica nos custos logísticos. Atualmente, existem diversas ferramentas digitais que auxiliam numa boa administração das rotas de tráfego de caminhões.
Conectadas à uma grande base de dados que considera congestionamento, distância e até a condição das vias, esses softwares geram as rotas mais eficientes que ligam os destinos. No caso de entregas, criam rotas por zona, levando também em consideração todos os parâmetros anteriores.
O custo com estas tecnologias deve ser encarado com um investimento pelos gestores. É extremamente importante que um trabalho logístico seja eficiente. Ele garante uma operação otimizada, que gera satisfação dos clientes e mais demanda.