Lições que o varejo online precisa tirar do comportamento do consumidor em 2021 – Parte 2: o Social Commerce

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“A famosa “presença online” se tornou ainda mais imprescindível para os negócios”.

O resumo de 2021, em relação às compras, é bem simples: os brasileiros passaram a comprar predominantemente de modo virtual. O índice, registrado em todas as classes sociais, gêneros e idades, faz parte de uma pesquisa da Opinion Box, empresa que oferece soluções de pesquisa de mercado online. Outro importante ponto observado na pesquisa Opinion Box 2021 é que a experiência de venda passou a contar, cada vez com mais frequência, com a introdução das redes sociais do negócio online.

Com isso, a famosa “presença online” se tornou ainda mais imprescindível para os negócios. De acordo com a pesquisa supracitada, para 77% dos entrevistados brasileiros uma compra virtual é feita somente após uma pesquisa de reputação da marca na internet, seja pelo Google ou mesmo nas redes sociais – o que abre o leque de possibilidades para o Social Commerce, ou seja, a compra por meio de redes sociais.

Considerando usuários globais de 16 a 64 anos, em todas as faixas etárias, um comportamento é quase unânime: o fato de pesquisar sobre a loja virtual antes de efetuar a compra. O número de pessoas que fazem isso, em todas as faixas etárias e gêneros, beira os 50% dos entrevistados. Os mais desconfiados são os que têm entre 55 a 64 anos, com 59,5% para os homens e 54,6% para as mulheres. E a idade parece ser um fator determinante para a descrença já que, no segundo lugar da lista estão os homens e mulheres entre 45 e 54 anos, com 56,1% de desconfiança para o sexo masculino e 54% para o feminino.

 

 

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