PMEs faturam R$122 milhões entre Black Friday e Cyber Monday

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“Os resultados da Black Friday deste ano indicam que, a despeito do cenário econômico atual, os pequenos e médios empreendedores conseguiram crescer acima do mercado”.

Sem dúvidas, a Black Friday chegou ao Brasil para aquecer a economia das pequenas e médias empresas (PMEs). Com um número mais otimista que o registrado pelo comércio varejista – que registrou tímido crescimento no período, as PMEs cresceram 31% em relação ao ano passado. De acordo com o banco de dados da Nuvemshop, considerando a semana da Black Friday 2021, entre a terça-feira (23) à segunda (29), os e-commerces de PMEs registraram um faturamento de R$ 122 milhões (contra R$ 93,4 milhões em 2020).

No período citado, as PMEs venderam mais de 2 milhões de produtos, um crescimento de 18% no comparativo ao ano anterior. Esse número foi puxado, principalmente, pelas vendas em 5 estados: em primeiro lugar, São Paulo, com R$ 64,4 milhões. Seguido por Minas Gerais (R$ 12,6 milhões), Rio de Janeiro (R$ 8 milhões), Ceará (R$ 5,8 milhões) e Santa Catarina (R$ 5,5 milhões). O ticket médio também subiu: de R$ 217, em 2020, para R$ 244, um aumento de 12%, em uma variação superior à alta inflação registrada neste ano, de acordo com Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop.

“Os resultados da Black Friday deste ano indicam que, a despeito do cenário econômico atual, os pequenos e médios empreendedores conseguiram crescer acima do mercado. Para essas empresas, sabemos que a data tem uma grande importância para o faturamento do final de ano e a manutenção do desempenho das lojas virtuais no período. Por isso, observamos que a Black Friday 2021 começou mais cedo, com ações promocionais fortes desde a primeira semana do mês” afirma o executivo, complementando a importância da estratégia de vendas.

“A estratégia reflete a conjuntura do mercado: a economia deixou de crescer no ritmo que estava no começo do ano e, por conta disso, as PMEs tiveram que apostar fortemente no mês de novembro para impulsionar as vendas e atrair e reter clientes, já pensando no Natal e nas festas”, concluiu, com dados que apontam as principais categorias em vendas: Moda (R$ 58,4 milhões), Saúde & Beleza (R$ 8 milhões), Casa & Jardim (R$ 4,8 milhões), Eletrônicos (R$ 3,6 milhões) e Brinquedos (R$ 3,56 milhões) .

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