Como a pandemia da Covid-19 exige mudanças estratégicas no setor logístico

 em Blog

Adaptação ao isolamento social e a nova forma de consumo

2020 já tem o seu lugar de destaque nos registros da história da humanidade. Com a pandemia do novo coronavírus, um dos grandes desafios enfrentados pelo mundo globalizado, muita coisa mudou em nossas vidas e o consumo é uma delas. Desde a alimentação, passando por itens para a casa, aparelhos de exercício físico, eletrônicos e muitos outros tipos de compras por vezes só foram possíveis graças às entregas, com a impossibilidade de efetuar de forma presencial, por conta da quarentena imposta nas cidades. Se por um lado o setor logístico brasileiro pôde demonstrar a sua força, por outro, pôde se observar pontos onde se deve investir em melhorias.

Com a expansão do comércio eletrônico e o consequente aumento no número de entregas, uma logística mais eficaz e menos custosa às empresas se dará por meio da automação de processos, bem como da habilidade de gestão remotas da equipe – por conta das escalas de funcionários exigida pelo isolamento social – a cooperação entre concorrentes (capazes de passar a dividir o mesmo condomínio logístico e dividir seus custos), bem como a otimização da parceria entre empresas e clientes, sobretudo em business-to-business. A economia compartilhada é uma tendência no pós-pandemia, já que a união de forças e expertises entre empresas e fornecedores  é benéfica para todas as partes envolvidas.

Por último, as tendências em tecnologia e inteligência artificial serão imprescindíveis para combater os problemas oriundos da cadeia de suprimentos, provocados por pontos a melhorar no setor logístico como: gerenciamento manual dos estoques, falta de transparência em todas as etapas do processo – permitindo, inclusive, dados ao cliente para acompanhamento da entrega em tempo real, como nos delivery de comidas – bem como a baixa flexibilidade logística. Posto isto, a adoção da automação dos processos de controle e gestão será muito mais possível ter duas fundamentais previsões: dos riscos e das oportunidades.

Postagens Recomendadas