As vantagens de gerir todo o processo logístico de maneira digital
O processo logístico possui diversas complexidades em cada uma de suas cadeias. De maneira integrada, cada etapa se interconecta e, consequentemente, se torna interdependente: isto cria uma necessidade de controle e gestão dos processos que define a eficiência de qualquer tipo de trabalho logístico.
Por isso, ao longo dos tempos, grandes gestores deste campo devotaram tempo para entender a melhor maneira de gerir estes trabalhos. Evidentemente, as dificuldades relacionadas à atualização veloz das informações sempre foi um dificultador desta administração.
No entanto, com o progresso nas comunicações, grande parte destas barreiras foram quebradas. Até chegarmos nos dias de hoje, aonde plataformas e ferramentas se integram com a possibilidade de nos entregar, em tempo real, os dados referentes a qualquer tipo de serviço logístico. Estamos em um ponto de grande vantagem para os gestores, que têm a habilidade de tomar decisões sólidas, baseadas em dados e com uma previsibilidade confiável.
É importante, neste momento, que não só os grandes gestores logísticos adotem um modelo digital de gestão logística. Já é recomendável que empresas de menor porte, que tem sistemas menos complexos, utilizam-se destes formatos para realizar sua operação.
Isto desmistifica a ideia que estes modelos digitais têm grande custo, ou superam demais as necessidades de um negócio menor. Na verdade, ele possui grandes vantagens em comparação com uma gestão manual, sem integração.
A primeira delas, e mais evidente, é o total controle dos processos. Saber exatamente o que está em produção, deslocamento e entrega dá uma visão clara das operações para um gestor, mesmo que ele não seja um profissional da área propriamente. Isto também possibilita o refinamento das tarefas, optando por soluções mais eficientes, que cabem no contexto o dão mais resultado final.
O modelo digitalizado também tem um grande potencial de automatização dos processos. Além de se tratar de um trabalho de tomada de decisões baseado em cálculos lógicos, ele reduz em grande montante o trabalho administrativo, o que por si só é uma vantagem econômica comparativa no modelo.
Por fim, um modelo de gestão logística digital, integralizado, é um investimento com grande potencial de retorno para o gestor. É uma maneira de tornar processos mais eficientes, reduzir custos e ganhar na qualidade final do serviço: melhorias visíveis em diversos campos do trabalho.