LTL e FTL: modalidades de deslocamento logístico de mercadorias

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O deslocamento de cargas em uma operação logística pode variar de formato de acordo com a configuração do próprio serviço. As demandas de produção e escoamento definem qual será a modalidade utilizadas neste trânsito, escolhendo formatos que se adaptem melhor a realidade do trabalho em questão.

Por isso, é importante conhecer quais modalidades de deslocamento existem e qual se adequará melhor ao modelo de trabalho em questão. Isto fará diferença no resultado final do serviço, seja em aspectos econômicos ou na eficiência da entrega.

Dentro do contexto das entregas por caminhões, existem dois modelos principais: o Full TruckLoad (FTL) e  Less than Truckload (LTL). Ambos se referem a uma variável muito importante em um trabalho de entrega: a ocupação do espaço interno do veículo. É evidente que para o serviço ser otimizado, faz diferença que o espaço seja ocupado ao máximo. Isso reduz o custo de deslocamento por mercadoria, tornando o retorno no investimento maior.

Assim, no modelo FTL, o contratante consegue negociar menores preços no custo total de uma viagem. Isto ainda se intensifica caso as viagens sejam recorrentes e agendadas com antecedência. Este modelo é ideal para o envio de remessas de mercadoria para estoques, centros de distribuição e outros locais que necessitam de lotes em grande quantidade.

Já o modelo LTL opera com a contratação de um serviço de deslocamento com carga menor que o tamanho máximo do caminhão. Assim, o custo de uma viagem exclusiva se torna maior, com menos retorno no investimento logístico. Este é o caso mais comuns de  entregas a domicílio, deliveries e outros produtos cuja o destinatário receberá pouca mercadoria.

Neste caso, a solução tende a ser o compartilhamento do espaço entre entregas com destinos próximos. Este é o modelo das empresas de correio, por exemplo. Assim, é possível planejar entregas recorrentes a determinadas localidades, contando que sempre haverá interessados em deslocar encomendas pelo trajeto.

Existem, no entanto, situações aonde o modelo de FTL pode servir para uma entrega final, e o LTL para o deslocamento de uma carga pequena. Cabe ao bom gestor uma análise de qual é o modelo ideal para a situação específica, levando em conta as características da operação e a melhor maneira de otimizar seu deslocamento.

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