O que Levar em Conta no Planejamento do Espaço de Carga e Descarga

 em Blog

Entender as dinâmicas de um estoque é ponto crucial para que se obtenha o melhor uso do espaço. Isto torna a operação mais leve, enxuta e até menos custosa. Por isso, entender como planejar espaços como o de carga e descarga é um aspecto muito importante do trabalho logístico. 

O primeiro ponto a se pensar é a questão do posicionamento de produtos com padrões de maior ou menor demanda. Aqueles que têm um grande fluxo devem estar em áreas de fácil acesso, próximo às saídas. Já as mercadorias com menos apelo podem ocupar locais afastados, de acesso mais difícil. 

Esta estratégia, quando bem utilizada, torna toda a operação muito mais simples. Reduz-se o tempo gasto em cada tarefa e ganha a produtividade da equipe, que pode executar um maior número de serviços em menor tempo. Isto torna o trabalho mais eficiente e também deixa os custos menores, em proporção. 

É também muito importante que o espaço de deslocamento para carga e descarga seja ideal, dentro das proporções do produto. Mercadorias menores, que têm lotes com proporções reduzidas, também exigem um espaço não tão grande. O contrário é válido: produtos que ocupam grandes espaços necessitam de maior espaço nas prateleiras e corredores mais largos, o que facilita a mobilidade. 

Por fim, a melhor ideia é entregar a idealização da planta de um armazém nas mãos de uma equipe especializada neste tipo de trabalho. Profissionais irão entender as demandas e procurar por soluções, não só no espaço, mas em todos os âmbitos. Por isso, esta acaba por ser  a melhor saída em termos de boa gestão, eficiência e economia. 

Postagens Recomendadas