WMS: O Sistema de Administração de Armazéns
A gestão de estoques de um armazém é um dos aspectos mais importantes de uma cadeia produtiva. Ele dita a capacidade de um sistema logístico ser eficiente ou não, exatamente por lidar com áreas muito sensíveis a uma boa execução do trabalho.
Por isso, é extremamente importante que a gestão do armazém seja detalhista, eficiente e rápida em tomar decisões vitais ao serviço. Neste sentido, a estratégia WMS (Warehouse Management System) é completa e integra diversas áreas do trabalho logístico.
Em resumo, esta estratégia visa planejar o fluxo de materiais dentro do armazém, entendendo quais apresentam demanda em qual época do ano, quais necessitam de uma atenção perene, tanto em popularidade quanto em aspectos especiais, como alta perecibilidade, e diversos outros aspectos.
É evidente que um plano de ação como este deve dialogar com o planejamento outras áreas da operação logística, como a distribuição, por exemplo. Só assim é possível atender, de forma profissional, os picos de demanda, assim como planejar os momentos de queda, sem que isso representa um risco para a saúde da operação.
Implementar este tipo de estratégia requer muita pesquisa e conhecimento interno das dinâmicas de demanda de cada produto que se trabalha. Este é o aspecto mais importante de ser estudado. A partir deste ponto, o trabalho se torna mais executivo, adaptando o layout do armazém às necessidades apontadas por um entendimento prévio.
Por fim, cabe ressaltar que estes serviços são extremamente necessários, mas devem ser executados com integração à outras áreas da logística. O serviço deve ser minucioso, em planejamento e execução, em todos os elos desta complexa cadeia de produção.