A Curva ABC e a Gestão Eficiente de Estoque
Entender o fluxo de produtos em um armazém é uma das mais importantes questões para um bom trabalho. A partir deste conhecimento, é possível entender a curva de demanda entre os principais produtos, conhecida como “ABC”.
Ela segmenta o consumo em níveis de demanda, e aí emprega estratégias adequadas para o perfil de cada produto. As demandas de produto são dividas em três grandes grupos, “A”, “B” e “C”, saindo daqueles com maior demanda até os que apresentam menor apelo de consumo.
Por mais que pareça uma informação simples, ela é extremamente útil em diversos aspectos de uma operação intralogística. Em termos do espaço ocupado em armazéns, os produtos com mais demanda geram, consequentemente, mais fluxo. Eles então devem ser posicionados em locais de fácil acesso, que levam menos tempo para serem recolhidos quando necessário.
Em termos do planejamento da operação, este tipo de prognóstico apresenta um padrão de consumo e também de demanda de transporte, em consequência. Saber essa informação com antecedência pode significar um planejamento mais acurado dos custos, e até uma possibilidade de negociação.
Por fim, é possível executar este tipo de estratégia integrando algumas tecnologias disponíveis no mercado. Tudo isso pode significar um salto em termos de eficiência, planejamento e até redução de custos operacionais para um trabalho logístico.