ClearSale aponta aumento de 23,6% em tentativas de fraudes em e-commerces
A fraude, uma das principais responsáveis pela desconfiança dos consumidores virtuais, passou a ser também motivo de alerta para os donos de e-commerce. Isso porque, somente no primeiro trimestre deste ano, foram registrados quase 785 mil pedidos potencialmente alvos de fraude nos sites brasileiros. O número foi revelado durante a apresentação do Mapa da Fraude, produzido pela ClearSale. De acordo com a empresa, houve um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 635 mil fraudes.
O levantamento da ClearSale analisou mais de 39 milhões de pedidos realizados no e-commerce brasileiro e concluiu que o número de fraudes representa apenas 2% do total de transações. Em relação aos tipos de fraudes, o estudo concluiu que os smartphones seguem como os maiores objetos de desejos dos criminosos, liderando o ranking com 7,1%. Em seguida, os eletrônicos (7%), equipamentos de informática (5,4%), ar-condicionado (4,8%) e itens automotivos (4,7%).
Já em relação à localização das tentativas de fraudes, a região Norte lidera o ranking, com 3,5%. Em seguida, o Nordeste (2,7%), o Centro-Oeste (2,4%), o Sudeste (1,9%) e, por último, a Região Sul. De acordo com Rodrigo Sanchez, diretor executivo Comercial da ClearSale, o crescimento de fraudes acompanha o aumento de transações em e-commerces e é uma tendência, infelizmente, natural.
“Os números confirmam uma tendência que apontávamos: quanto maior o fluxo de usuários no e-commerce, maior é a quantidade de estelionatários tentando aplicar golpes e explorar a inexperiência dos entrantes no mercado. Apesar disso, a baixa porcentagem dos pedidos potencialmente fraudulentos mostra uma maior maturidade das pessoas e das empresas em relação à cibersegurança, já que as compras digitais se tornam, cada vez mais, um hábito diário”, disse.