Benefício Caminhoneiro: confira as principais informações divulgadas pela ANTT

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Para tirar todas as dúvidas de profissionais do transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou um guia que explica toda a operacionalização do pagamento do Benefício Caminhoneiro – realizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Responsável pelo Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), a agência tem papel fundamental na concessão do auxílio, que começou a ser pago em agosto, já que repassa ao MTP a relação dos Transportadores Autônomos de Cargas (TAC).

Para recebimento do auxílio, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, os Transportadores Autônomos de Carga devem estar com o RNTRC vigente em 31 de maio de 2022, e em situação “ativo” em 27 de julho de 2022 – bem como apresentar registro na ANTT de operação de transporte rodoviário de carga realizada entre 1º de janeiro e 27 de julho deste ano. Em caso de necessidade de atualização cadastral, o caminhoneiro deve regularizar a sua situação junto à ANTT: pela internet, acessando o RNTRC Digital, ou, de forma presencial, em um ponto credenciado para o atendimento da categoria do transportador.

RNTRC Digital: O caminhoneiro deve ter uma conta Gov.Br verificada, do nível prata ou ouro. A ANTT esclarece que este tipo de conta facilita a identificação e a autenticação do cidadão que acessa os serviços digitais do governo. Postos de atendimento: Para checar a lista dos mais de 250 pontos de atendimentos espalhados pelo país, bem como checar as informações sobre o RNTRC, o caminhoneiro deve acessar o site https://portal.antt.gov.br/rntrc

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