Levantamento do Sebrae mostra que mulheres lideram mais de 10 milhões de empreendimentos no Brasil

 em Blog

“O número voltou a se aproximar da melhor marca histórica registrada por mulheres, em relação ao comando de empresas”.

De acordo com um relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedorismo feminino apresentou recuperação nos últimos três meses de 2021. O recente documento mostra que as empresas comandadas por mulheres estão combatendo a retração sofrida desde os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, pulando de 8.6 milhões – menor registro, no segundo trimestre de 2020 – para 10.1 milhões, no quarto trimestre do ano passado.

O estudo, produzido com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), mostrou também que o número voltou a se aproximar da melhor marca histórica registrada por mulheres, em relação ao comando de empresas. Isso porque, o registro de 34,8%, no quarto trimestre de 2019, está perto de ser alcançado, já que agora se recuperou para 34%.

Em relação ao setor de atuação, os dados do estudo do Sebrae mostram que 50% das proprietárias de negócios atuam no setor de serviços. Em seguida, com 21%, estão as mulheres que lideram empresas no setor de construção. O registro negativo da pesquisa é em relação à diminuição de mulheres negras à frente de empresas: caiu de 50.3%, no último trimestre de 2019, para 48,5%, no último trimestre de 2021, enquanto as mulheres brancas passaram de 48,4% para 49,9%, no mesmo período.

 

Postagens Recomendadas