Pequenas e Médias Empresas estimam faturar mais de R$100 milhões em vendas online na Black Friday
“O número corresponde a um crescimento de 67% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2020”.
As Pequenas e Médias Empresas têm expectativas para a Black Friday deste ano. A principal data no calendário do varejo brasileiro promete ser ainda maior do que a versão 2020, até então a maior em vendas já registradas no Brasil em um mesmo período promocional. De acordo com um levantamento da Nuvemshop Brasil, as pequenas e médias empresas devem faturar mais de R$ 100 milhões na semana da Black Friday, no período entre 23 e 29 de novembro. O número corresponde a um crescimento de 67% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2020.
De acordo com Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil, nem mesmo a reabertura das lojas físicas, após o lockdown imposto para a contenção da pandemia do novo coronavírus, será capaz de frear os avanços nas vendas online. O executivo afirma que as vendas presenciais e virtuais vão coexistir, até mesmo em importância, na Black Friday deste ano.
“Essa grande relevância da Black Friday é uma tendência registrada nos anos anteriores e que se mantém para 2021, mesmo com as novas mudanças de comportamento de consumo verificadas nos últimos meses. Neste ano, observamos a retomada do varejo físico, acompanhada de um crescimento mais gradual do comércio eletrônico. Por isso, a Black Friday deve ter destaque em ambos os espaços, embora continue sendo muito forte no online”, afirma o executivo, citando um importante dado: cerca de 30% de PMEs farão a sua estreia online na BF 2021.
“Em 2020, tivemos a Black Friday mais digital da história, impulsionada pelo contexto de isolamento social. Neste ano, a expectativa é que o comércio eletrônico vivencie, novamente, um de seus melhores resultados, uma vez que muitos empreendedores digitalizaram seus negócios neste último ano e, inclusive, vários deles começaram o seu próprio negócio nesse período”, afirma Guilherme, ressaltando a importância da logística, como “um dos pontos fundamentais para o sucesso de um e-commerce. Um frete caro ou muito demorado pode ser um motivo de abandono do carrinho virtual de compras e pode se tornar um desafio para a ampliação das vendas de uma loja online para todo o território nacional”.