Déficit do frete: inflação afeta transportadoras de carga
Prejuízo médio já é de 18,7% e liga o alerta da Conet & Intersindical.
O aumento significativo da inflação vem assombrando os brasileiros. E com a categoria dos caminhoneiros não poderia ser diferente. De acordo com o Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC & Logística, entidade que mede o Índice Nacional de Custos de Transportes (INCT), o déficit médio enfrentado pelos transportadores de cargas no Brasil já chega a 18,7% entre o valor real do frete e o valor que é pago pelas empresas que os contratam. O valor é calculado em relação aos preços de produtos como o óleo diesel, pneus, manutenção dos veículos, mão de obra e tributos.
Para enfrentar o prejuízo amargado pelos caminhoneiros, o valor do frete deve aumentar. De acordo com o solicitado pela Conet & Intersindical, os associados devem repassar os custos reais do frete aos clientes. Outra medida adotada foi a solicitação aos secretários de Fazenda de seus estados para a extensão do prazo que as empresas têm para o pagamento de tributos (sendo o prazo mínimo de 25 dias), como contou o assessor técnico da NTC & Logística e responsável pela pesquisa, Lauro Valdívia.
“O número de empresários com tributos em atraso em agosto deste ano, segundo nossa pesquisa, é de 36,3%. Em janeiro de 2021, era de 30,9%. Em São Paulo, o governo dá 25 dias para que os tributos sejam pagos. Na maioria dos estados, as empresas têm três dias para pagar, o que aumenta a inadimplência ”, afirmou o representante da entidade que também revelou outro dado alarmante: o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada (INCTF) alcançou a variação de 22,32% em julho, a maior contabilizada em 12 meses, desde 2003.
“Já o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação (INCTL) fornece dos transportadores que levam grande quantidade de cargas para uma só empresa, o chamado transporte lotação, atingiu no último mês de julho índice de 24,98%, que também é a maior variação em 12 meses desde 2003 ”, alertou.