Terceira idade conectada: isolamento social impulsionou compras online
Pesquisa realizada pela Kanta IBOPE Media apontou que 75% dos idosos com acesso à internet consumiram itens em estabelecimentos virtuais.
Como dizem os mais velhos, quem pensa que a terceira idade não consta na lista dos compradores online, “está por fora”. Ao menos é o que apontam os dados da pesquisa Pace Pulse Brasil sobre o consumo virtual dos membros da chamada melhor idade em tempos do novo coronavírus. O grupo, que já estava acessando cada vez mais a internet, surpreendeu nas compras online: 75% dos idosos com acesso à internet consumiram por meio de um comércio virtual em 2020, de acordo com a pesquisa Kantar IBOPE Media.
A pesquisa, chamada Target Group Index Flash Pandemic, apontou também que 62% dos idosos entrevistados atribuíram a mudança de comportamento à COVID-19, que contribuiu para a inclusão da tecnologia no dia a dia, principalmente por conta do isolamento social. O estudo aponta ainda que 49% passaram a utilizar redes sociais como o Instagram e Facebook nesse processo de descoberta virtual, bem como 48% informaram ter aprendido novas habilidades por conta de materiais online.
Segundo dados de outro estudo, desta vez da Pace Pulse Brasil, 50% dos chamados “baby boomers”, ou seja, grupo entre 55 a 73 anos, já realizam mais compras online do que a modalidade presencial. De acordo com a pesquisa, 48% dos entrevistados informaram preferir pedir as suas refeições por delivery ou mesmo encomendar online para posterior retirada no estabelecimento físico. O mesmo vale para compras em supermercados: 44% já optam pelo delivery em vez de enfrentar as filas habituais.