49% dos consumidores desejam mesclar compras online e presenciais em 2021
Dados são da pesquisa “Jornada omnichannel e o futuro do varejo”.
É um fato, incontestável, que a pandemia do novo coronavírus provocou uma série de mudanças em todo o mundo. E, em relação ao comportanto dos consumidores, as mudanças ficaram ainda mais notáveis ao longo do ano passado, muito por conta do período de isolamento social. Neste cenário, de acordo com uma pesquisa realizada pela Social Miner – em parceria com a Opnion Box – a boa notícia é para os donos de lojas que investiram em um E-commerce. Chamado de “Jornada omnichannel e o futuro do varejo”, o estudo prevê um crescimento de 20% em relação aos consumidores que pretendem alternar compras online e em lojas físicas.
A pesquisa aponta que 49% dos entrevistados pretende mesclar o consumo entre virtual e presencial número bem superior aos 29% da mesma pesquisa feita em 2019. Os dados do estudo revelam também que, neste ano, 52% dos consumidores entrevistados desejam comprar em um e-commerce e realizar a retirada do produto em uma loja física. O mesmo vale para 50% que desejam utilizar a modalidade drive-thru de retirada em shoppings. E as redes sociais também vêm forte na ideia de consumo: 52% desejam seguir consumindo por canais como o WhatsApp e o Instagram.
Em contrapartida, 46% dos entrevistados apresentaram um pensamento mais conservador e informaram preferir seguir comprando no varejo físico, já que há a opção de ver e experimentar os itens. Ainda de acordo com a pesquisa, em 2021, 48% dos consumidores desejam consumir mais, ou seja, comprar itens outrora ponderados em 2020, durante o auge da instabilidade econômica no país. E o otimismo guia esse desejo de consumo: 84% dos entrevistados apresentaram expectativa de encontrar boas ofertas para os itens desejados.