Como se comportam os processos logísticos em mercados específicos
Entender a necessidade de uma operação logística eficiente é um ponto central de qualquer gestão empresarial que esteja compromissada com resultados sólidos. Isso se dá pela natureza panorâmica da logística, que abrange uma ampla área da cadeia de produção e trabalho de qualquer negócio.
Mas e os mercados de nicho? Como se comporta o trabalho logístico quando os processos necessitam de ações específicas e singulares para serem executados com sucesso? Estes acabam se aglomerando em alguns segmentos básicos, que são conhecidos pelos profissionais mais experientes de logística.
O problema mais conhecido é, com certeza, a perecibilidade de cargas. Este segmento não pode ser considerado um nicho, pelo evidente tamanho do mercado alimentício no mundo, tendo especial importância macroeconômica no Brasil. No entanto, é certo que o trabalho de transporte e armazenamento de cargas perecíveis tem diversos níveis de cuidado, sejam eles no resfriamento, no cuidado com a fragilidade da carga e sua exposição à determinados ambientes, como locais úmidos ou muito secos.
Certos segmentos também estão estruturados em vendas de estação, conhecidas também como sazonais. Estas estão atreladas à feriados, clima do momento, ou à um evento específico, como grandes torneios esportivos. Estes podem ser específicos do momento, como produção de ovos de páscoa, ou apresentarem expressivo aumento em certos períodos do ano, como vestuário de banho no verão.
É evidente que estruturas que fogem de um padrão irão também apresentar precificações singulares. Isto significa que é esperado um trabalho de maior valor agregado para projetos com um número significante de especificidades.
Para os profissionais da área, é importante ter uma boa noção das operações de nicho em logística. Elas representam boas oportunidades de negócio e um cartão de visitas sobre experiência e versatilidade da equipe.