Inserindo a logística em um business model de sucesso

 em Blog

Popularmente, quando se pensa na história de um negócio de sucesso, a imagem mais popular que é criada é de uma ideia genial, que logo se transforma num enorme império multinacional. No entanto, nada pode passar mais longe da verdade. De fato, o método que mais leva grupos ao sucesso é o planejamento panorâmico e uma execução crítica e fiel ao plano inicial. 

Assim, uma jornada com conquistas no mundo corporativo está muito mais ligada à capacidade que o gestor têm de criar um plano para sua ideia de negócios e segui-lo à risca. Não é um um trabalho nada fácil, demanda energia, tempo, resignação de outros aspectos da vida, e muita determinação. 


Dentro deste planejamento está business model (ou “modelo de negócios”). Como o próprio nome elucida, seu principal objetivo é criar uma descrição completa do funcionamento desta ideia, na prática. Assim, fica mais fácil de se analisar sua qualidade, principais pontos fortes e também suas fraquezas estruturais. 

E dentro de um trabalho como este, é extremamente importante ter, de forma clara, as etapas de produção e distribuição de produtos e serviços do negócio. Nesta etapa, a utilização de noções de logística são extremamente importantes, para que se entenda profundamente cada parte do projeto.

Este tipo de informação pode parecer um cuidado extra ou algo desnecessário, mas para o mercado, têm grande valor. Isso se dá pelo fato de investidores, clientes, e parceiros se basearem em análises bem embasadas de funcionamento de um negócio para tomarem decisões estratégicas. 

Neste sentido, oferecer uma análise logística completa, que informe não só sobre as vantagens do serviço, mas também sobre os percalços e como contorná-los, é extremamente importante. Este approach ao planejamento de um negócio é traz resultados e parcerias de grande potencial para o futuro, pois passa o máximo de profissionalismo e expõe uma análise próxima à realidade do fato. 

Postagens Recomendadas