Dia das Mães promissor para a economia: 76% dos consumidores pretendem presentear na data
Crise? Pouca gente pensa nesse nome quando o assunto é o Dia das Mães. Uma das principais datas comerciais do país, o Dia das Mães segue em alta, de acordo com uma pesquisa realizada pela All iN, empresa especializada em análise de dados de consumo e tecnologia. De acordo com o estudo, realizado em parceria com a Opinion Box, 76% dos consumidores pretendem ir às compras para presentear no Dia das Mães. 13% estão em dúvida em relação às compras e apenas 11% já decidiram que não vão comprar presentes.
Dos que não pretendem comprar presentes para as mães, 23% pretendem economizar, enquanto 10% informaram que não têm o hábito de presentear. Em relação às buscas, 38% dos usuários pesquisaram por seus presentes com um mês de antecedência, enquanto 29% pesquisaram com 2 semanas de antecedência. 16% com cerca de 1 mês antes, 15% deixam para pesquisar na semana do Dia das Mães e 2% somente na data. De acordo com Victor Popper, fundador e diretor da All iN, sites que oferecem vantagens para os consumidores, como frete grátis, cashback e entrega rápida têm mais chances de atrair a atenção em relação às vendas em comércios presenciais.
“Temos certeza de que será mais uma ótima data para as empresas que estão atentas às demandas dos consumidores, que não só estão de olho nos preços, como também em benefícios como cashback, descontos no frete, entrega rápida, e especialmente na qualidade da experiência que recebem. Importante reforçar, nesse contexto, o uso de uma comunicação personalizada, a garantia de um atendimento eficiente, do suporte durante e no pós-compra, e isso tanto nas lojas físicas, quanto nos ambientes virtuais, a fim de garantir uma jornada de compra fluida e a fidelização dos clientes”, disse o executivo.
Em relação à pesquisa de onde e o que comprar de presente para as mães, 49% dos entrevistados informaram que analisarão lojas físicas e online. Na sequência, 38% vão pesquisar no site do produto, 32% em sites de buscas, 30% em lojas físicas e, fechando a sequência dos 5 primeiros, 22% vão pesquisar em aplicativos. O Instagram, em 6º lugar, é a primeira rede social da lista, com 20%, enquanto o Facebook surge em 9º, com 9%. O Facebook vem logo atrás, com 8%, e ocupando a 11ª posição, com 4%, o TikTok.