De acordo com a Nuvemshop, em dois meses, consumidor realizou até cinco compras em lojas virtuais
Apesar de muito repetida nos jornais desde o ano passado, pelo menos, a palavra crise não é conhecida para o comércio eletrônico brasileiro. Isso porque o setor de vendas pela internet registra um dos anos mais expressivos da história. Isso porque a pandemia do novo coronavírus adiantou em muitos anos a evolução do e-commerce brasileiro. De acordo com um relatório produzido pela Nuvemshop, somente entre os meses de junho e julho deste ano, 70% dos consumidores realizaram até cinco compras virtuais.
O estudo, realizado com mais de 90 mil lojas, teve coprodução de duas empresas de pagamentos: a Iugu e a Pagar.me. De acordo com o Country Manager da Nuvemshop no Brasil, Guilherme Pedroso, o comércio eletrônico na América Latina é o mais promissor do mundo. O executivo aponta que o estudo “Compras e pagamentos em lojas online” revela a confiança do brasileiro no comércio eletrônico
“A América Latina é o mercado de comércio eletrônico que mais cresce no mundo. O Brasil vem puxando essa expansão e, hoje, o e-commerce representa 10% do varejo. Esses dados demonstram que ainda há bastante espaço para desenvolvimento do comércio online e, nesse contexto, entender o consumidor e as suas preferências, além de aprimorar todo o processo de compras no ambiente digital, são fatores fundamentais para chegar lá. O estudo mostra que os brasileiros já confiam nesse modelo de compra e indica alguns pontos de atenção para lojistas no ambiente virtual”, afirmou o executivo.
Como comprovação da afirmativa, o estudo revela que 87% dos consumidores brasileiros se sentem seguros em realizar compras pela internet. Para 57%, a segurança é fruto da garantia que o produto será entregue, bem como a possibilidade de acompanhar a trajetória do pedido. Já para 52% dos compradores, a confiança está baseada na possibilidade de troca ou devolução, enquanto 46% afirmam se sentir confortáveis com a opção de reembolso da compra. Já para 38% dos entrevistados, conhecer alguém que já comprou na loja online é uma forma de segurança.
Mas o que faz os compradores se sentirem inseguros durante uma compra em uma loja virtual? De acordo com o estudo, 66% dos consumidores não se sentem confortáveis para concretizar um negócio online são as reclamações recebidas pelas lojas ou produtos. Já para 52% dos entrevistados, o medo de clonagem ou outros problemas com o cartão de crédito são os responsáveis pela insegurança na hora de comprar.