Pesquisa traça comportamento do consumidor em compras online
Estudo mostra que 70% dos entrevistados realizaram ao menos uma compra no último mês.
Uma pesquisa mapeou a forma de consumo virtual e pode ser usada como um guia para quem deseja empreender online. De acordo com o estudo produzido pela Via Marketplace, em parceria com o E-Commerce Brasil, as compras online não só estão em crescente, bem como o consumidor desta modalidade está cada vez mais criterioso. A começar pelo momento de decisão da compra: menos impulsivos em relação aos que compram de forma presencial, em shoppings ou lojas de ruas, os consumidores virtuais são bem responsáveis para não se endividarem.
Na data em que foi feita a pesquisa, 70% dos entrevistados realizaram ao menos uma compra no último mês: 37% dos participantes da pesquisa informaram ter realizado compras na última semana, 25% no último mês e 18% nas últimas 24 horas. Em relação aos últimos 6 meses, 16% haviam feito pelo menos uma compra. Apenas 4% superou a marca dos últimos 6 meses. E o celular ganhou destaque na forma de compra: 61% dos entrevistados já utilizaram o smartphone para mais de dez compras online. 27% entre duas e dez compras.
De acordo com a pesquisa, 37% dos entrevistados baseiam a decisão de compra no valor que têm de saldo em suas contas bancárias. Já 34% somente realizam compras completamente planejadas – ou seja, se organizam para o dia da compra, saldo em conta bancária e utilizam cupons de desconto. Já 13% dos entrevistados planejam as suas compras tendo como base um valor a receber. Por último, 14% dos compradores afirmam que suas compras são feitas sem nenhum tipo de planejamento, somente baseado em “porque eu mereço comprar”.
Em relação ao cancelamento de compra, 42% dos entrevistados afirmam que o produto não correspondeu às expectativas, quando entregues. Já 16% cancelam compras que consideraram, posteriormente, não necessárias. Já 6% atribuem a falta de planejamento financeiro como a causa da devolução do produto. Pensando agora em produtos nunca antes comprados pelo consumidor, a pesquisa revelou que 65% procuram informações por eles no Google. Já 11% se baseiam em sites de comparação de produtos. Já 8% usam os sites da própria loja virtual e 6% pelas redes sociais.