A importância da gestão logística para a experiência do cliente

 em Blog

Fidelização do cliente passa por eficiência na entrega das compras.

Preços mais baixos, parcelamento e comodidade de comprar sem sair de casa estão entre as principais vantagens de comprar online em vez de se deslocar até uma loja – ainda mais em tempos de pandemia. No entanto, o tempo de entrega – seja para primeiro envio ou devolução – é ainda um dos desafios que os donos de e-commerce enfrentam na fidelização do cliente. Isso porque a chamada experiência de compra está diretamente relacionada a todo o processo da compra, desde a usabilidade do site, a forma de pagamento, o envio, o rastreio da entrega e o recebimento do produto.

É aí que entra a importância da logística na experiência de compra. Donos de lojas virtuais precisam ter um bom relacionamento com a transportadora. A confiança mútua é essencial para o respeito dos prazos informados aos compradores. Para isso, a empresa de entrega deve também estar familiarizada com o tipo de produto que irá transportar, bem como estar antenada em relação às regiões onde mais precisará entregar. Posto isto, vale a pena atuar com mais de uma transportadora, dependendo do volume de entregas e cidades atendidas.

Outro importante caminho é utilizar condomínios logísticos, principalmente os que sejam localizados estrategicamente, com fácil acesso às principais rodovias do país. O aluguel de galpões é parte importante do processo logístico, já que ele otimiza as entregas de uma região a partir de uma base. Condomínios logísticos contam com estruturas especiais para o processo de coleta, que pode ser feito mais de uma vez ao dia, agilizando a entrega.

Por fim, é muito importante que a empresa que fará o envio dos produtos até o consumidor conte com uma confiável fonte de rastreio, que possa ser utilizada tanto pelo vendedor quanto pelo comprador – a partir de um código de rastreio. Bônus: um ótimo diferencial é utilizar os dados fornecidos pelo consumidor para a compra, como e-mail ou telefone, para informá-lo sobre as etapas de “separação, coleta da transportadora, em transporte e chegada a cada centro de distribuição, mostrando, de forma proativa, o quanto falta para a entrega chegar.

 

 

Postagens Recomendadas