E-commerce representou 11% das vendas do varejo em 2020

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Crescimento de vendas online foi de 75%.

A pandemia do novo coronavírus foi diretamente responsável por uma drástica mudança de comportamento em relação ao consumo dos brasileiros. Principalmente com o isolamento social aplicado em diversas cidades do país, que implicou no fechamento de lojas físicas de maneira temporária, as compras online registraram números nunca antes vistos. E mesmo com a reabertura dos espaços de compras, o consumo virtual segue crescendo, como mostra o índice SpedingPulse: o e-commerce brasileiro apresentou expansão de 75% no último ano.

Essa grande ampliação da atuação do e-commerce também representa outro importante dado: as vendas online correspondem a 11% do total de transações do varejo. Antes da pandemia, a participação do e-commerce nas vendas do varejo era de 6%. Ainda de acordo com o índice, entre os brasileiros houve um aumento de 10% nas visitas a sites de e-commerce, no último ano.

O número acompanha uma tendência mundial, já que, segundo o relatório Recovery Insights da Mastercard, US$ 900 bilhões foram movimentados em e-commerces em todo o mundo no último ano. O relatório foi produzido sob as análises proprietárias do Mastercard Economics Institute e a metodologia utilizada foi a investigação dos impactos dessas movimentações discriminando-os por setor, país e para bens e serviços.

Estanislau Bassols, gerente Geral da Mastercard Brasil, afirmou que os dados seguem promissores em 2021, “enquanto os consumidores tiveram a necessidade de ficar em casa, seu dinheiro pôde continuar movimentando a economia local e global, graças ao e-commerce”.

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