Posso pagar com Pix? 58,6% de empreendedores estão prontos para a nova forma de pagamento
Pesquisa da Stone com lojistas de todo o Brasil apontou cenário positivo para a novidade.
Muita gente ainda não conhece, mas muita gente já não vê outra possibilidade a não ser a sua utilização. Estamos falando, claro, do Pix, meio de pagamento eletrônico brasileiro lançado oficialmente em outubro do ano passado. Gratuito e ilimitado para pessoas físicas, a forma de transação virtual caiu nas graças do público, principalmente de quem antes pagava por transferências. Mas a novidade é que o Pix também faz sucesso entre os empreendedores do país, ao menos é o que aponta uma pesquisa divulgada pela Stone, empresa de tecnologia financeira.
De acordo com o estudo, 58,5% dos empreendedores estão prontos para receber ou realizar pagamentos com o Pix, um grande avanço contra uma primeira pesquisa feita pela Stone, antes do lançamento do serviço, que detectou que apenas 23% se sentiam seguros para utilizar a ferramenta. Desta vez, 80% dos entrevistados afirmaram já, pelo menos, conhecer o meio de transferência eletrônica – contra apenas 36% da primeira análise. A orientação aos lojistas foi essencial para números tão otimistas, de acordo com Breno Maximiano, head de Banking da Stone.
“A Stone, como desenvolvedora de soluções para empreendedores, tem atuado de maneira ainda mais próxima dos lojistas para que eles se sintam ainda mais seguros com o uso do Pix. O objetivo é tornar o método tão conhecido como os outros já utilizados pelos comerciantes, assim eles seguirão se familiarizando com o novo cenário”, explicou o executivo. A pesquisa realizada pela Stone entrevistou 1.360 lojistas de todas as regiões brasileiras. Entre as categorias, foram 26,3% empresas do varejo, seguidas por 20% do segmento de alimentação, além de 7,6% do comércio de roupas e acessórios, 7,7% de serviços de saúde, 12,8% do ramo de papelaria e 25,6% de outros setores.