Black Friday pode fazer o varejo crescer até 3% em novembro
Projeção da FecomercioSP é otimista, apesar das incertezas de 2020.
Está chegando o período mais esperado do ano para o comércio brasileiro: no próximo dia 27, mais uma edição da Black Friday promete esquentar a Economia no país. De acordo com um estudo da FecomercioSP, as vendas no comércio varejista tendem a crescer até 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas se engana quem pensa que os setores de moda e eletrônicos vão puxar esse aumento: a previsão da entidade é que os supermercados e lojas de materiais de construção sejam responsáveis pelo impulsionamento das vendas.
A previsão da Federação é que as vendas no Natal também registrem crescimento, assim como a maior data promocional do ano. No entanto, ainda assim, o varejo, provavelmente, fechará o ano com queda: cerca de 3%, considerando os 12 últimos meses – em comparação ao mesmo período de 2019. A queda não será impedida nem mesmo com a reabertura das lojas físicas, após flexibilização da quarentena. Vale ressaltar que, assim que o novo coronavírus chegou ao país, em março, a previsão para o mercado era ainda mais negativa para 2020.
De acordo com a FecomercioSP, uma das maneiras para impulsionar ainda mais o consumo na data é a fidelização dos clientes e a aplicação de cupons de desconto reais. A Federação orienta aos lojistas a necessidade de cumprimento dos protocolos estabelecidos pelos principais órgão de Saúde, em respeito à quarentena. A entidade aponta ainda que, no caso das lojas virtuais, sejam mantidos os prazos mais rápido para entregas ou mesmo o esquema de retirada no molde drive-thru.