Com limitações por conta da pandemia da Covid-19, logística se reinventa e aposta na digitalização

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A pandemia da Covid-19 representa um marco em diversos segmentos da sociedade. No setor de logística, não podia ser diferente: o isolamento social imposto pelos órgãos de Saúde foi essencial para conter a disseminação do vírus, mas, também, para impulsionar o processo de transformação digital em toda a cadeia de suprimentos global. Considerando o setor de armazenamento e entregas, a tecnologia dos processos vinha evoluindo ano após ano, mas os frutos de inovação já começaram a ser colhidos agora, em tempo recorde, na quarentena. Isso por conta da necessidade de suprir as vendas do e-commerce e, consequentemente, beneficiar e fidelizar os consumidores.

Se, antes da pandemia, as empresas poderiam escolher, ou não, adotar a digitalização, com o isolamento social, valeu a ideia de que fica para trás quem não se adapta, seja ela uma pequena, média ou grande empresa,  esta cena não será completa. E este, definitivamente, é um caminho que não tem volta, pois vai acompanhar a nova forma do mundo em consumir. E, assim como todo negócio de sucesso, uma das principais fórmulas para se manter competitivo é ouvir e atender às exigências do cliente. Tal demanda pode ser checada e executada, facilmente, a partir de uma precisa base de dados fornecidos, voluntariamente ou após negociações, pelos consumidores.

A digitalização da logística passa pela omnichannel, estratégia que interliga diversos canais de comunicação para atender o cliente com excelência, estreitando a relação online e offline, convergindo o físico e o virtual. Em outras palavras, a logística 4.0 precisará abastecer o cliente de informações: já que o consumidor deseja ter informações corretas, e em tempo real de sua compra. Prova disto é que de acordo com o estudo “Impacto da Covid nas Pequenas e Médias Empresas”, feito pela Endeavor, PEGN e Resultados Digitais, 85,7% dos entrevistados afirmam que o marketing em redes sociais será um fator decisivo na decisão de compra. Já 78,2% das empresas consideram que os canais de relacionamento com os consumidores serão digitais.

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