E-commerce: transparência logística como chave do sucesso nas vendas
Como o cumprimento do prazo de entrega, a agilidade, o rastreamento em tempo real e a facilidade na devolução dos produtos está diretamente relacionada à satisfação do cliente.
O que determina uma compra online ou presencial? Urgência da obtenção do produto, valor cobrado, confiança na qualidade do que se compra e possibilidade de arrependimento, com devolução ou troca – sem custos – separam o digital do convencional. Considerando os fatores supracitados, a logística e armazenagem dos produtos são determinantes para a decisão da compra por um e-commerce. Basta pensar que a agilidade na entrega (atendendo à urgência, com rastreamento em tempo real para sanar a ansiedade do comprador), a cobrança justa pelo frete (sem impactar o valor final da mercadoria) e a facilidade para a tríade recebimento-arrependimento-devolução são determinantes para o fechamento da compra. Muito mais do que vendas isoladas, está aí a fidelidade do cliente.
Portanto, a rapidez é o ponto de partida para o sucesso das vendas. Se, em outras palavras, quanto menos burocrática a chegada do produto e a opção de troca ou devolução, mais chances de fechar negócio, vale também se atentar para outro fator determinante: a agilidade não para por aí. Ela deve seguir no atendimento, ou seja, na respostas às dúvidas do consumidor. Para isso, se faz necessário desde um Q&A bem elaborado até a oferta de chatbot, já que consumidores tendem a fechar compras com quem responde em menos tempo às suas dúvidas.
Ainda falando em agilidade, se faz necessária a conciliação de três tenores para o sucesso da orquestra: os e-commerces, os galpões de armazenamento em pontos estratégicos para o escoamento das entregas e as transportadoras devem trabalhar em harmonia para melhor atender aos clientes. Isso fará com que outros pontos – que precisam ser profundamente considerados, como uma espécie de dever de casa para empresas que investem em e-commerce – sejam cumpridos: o respeito ao prazo de entrega anunciado no momento da compra; a garantia de um rastreamento transparente (que permita o acompanhamento em tempo real do produto); e, por último, a garantia de chegada do produto em segurança (graças à armazenagem correta).
Pesquisa aponta que valor do frete e do produto influenciam a compra
Pensando em fatores que mais influenciam a conclusão do negócio, de acordo com um estudo da UPS – uma das maiores empresas de entrega de pacotes do mundo – 79% dos compradores se atém a detalhes do produto para decidir pela compra. Empatados com 43%, o preço do produto e o valor cobrado pelo frete são determinantes para a decisão. Como visto, a confiança, seja na qualidade do produto, seja na percepção de estar fechando bom negócio em relação ao preço e a garantia da entrega em tempo e por um valor que não seja abusivo a ponto de influenciar a compra presencial, podem impulsionar ou estancar as vendas de um comércio online.